Como controlar a contaminação das mangueiras hidráulicas
Como controlar a contaminação das mangueiras hidráulicasA necessidade de substituição da mangueira é uma ocorrência bastante comum em máquinas hidráulicas. No caso de a empresa ou indústria contar com muitos tipos de equipamentos hidráulicos, nos quais seja preciso trocar as mangueiras hidráulicas originais de forma constante, o ideal é saber como controlar a contaminação das mangueiras hidráulicas através de métodos adequados de limpeza e armazenagem, de preferência antes de sua instalação no equipamento ou em qualquer outra máquina ou sistema no chão de fábrica.
O processo de fabricação de mangueiras – ou mais especificamente, o processo de corte da mangueira – muitas vezes expõe o material à contaminação na forma de partículas metálicas contidas na lâmina de corte. Essas partículas se depositam na cobertura externa da mangueira e também acabam atingindo a parte interna do tubo. A quantidade de contaminação que entra no tubo das mangueiras hidráulicas durante o corte pode ser reduzido por meio de técnicas que empregam o uso de uma lâmina de corte úmida, ao invés de uma lâmina de corte seco, bem como de sistemas de sopro de ar limpo através da mangueira enquanto ela estiver sendo cortada ou, ainda, adotando um dispositivo de extração e sucção de partículas a vácuo.
Portanto, o foco principal deve ser a forma eficaz de remover o depósito de resíduos durante o corte – e qualquer outra forma de contaminação e de partículas contaminantes que possam estar presentes na mangueira – antes da instalação ou de manutenção. A mais eficiente e, portanto, a mais popular forma de fazer isso é através de uma máquina jateadora de espuma de limpeza aplicada através da mangueira, utilizando um acessório especial ligado ao sistema de ar comprimido.
Lembrando que quanto maior a potência da máquina, maior sua força e pressão do jato, o que aumenta sua eficiência em efetuar uma higienização de qualidade e sem riscos para o operador. Muitas indústrias também fazem uso de pistolas de jato de espuma, dispositivos menores e portáteis que podem ser manejados com facilidade e que apresentam o mesmo desempenho das máquinas jateadoras. Além de serem mais baratas, essas pistolas de jato de espuma não oferecem riscos de rachaduras e fissuras nos suprimentos, pelo fato de a pressão do jato não ser tão alta.
No momento de reinstalar as mangueiras hidráulicas nas suas respectivas máquinas de origem, é preciso tomar cuidado para afixá-la no local correto e de modo apropriado, sem torcer ou dobrar. Os fabricantes de mangueira hidráulica estimam que 80% das falhas envolvendo esses modelos de mangueiras hidráulicas são atribuíveis aos danos físicos externos em detrimento de ações como, puxar, torcer, atritar, esmagar ou expor o material a produtos abrasivos. Dobrar ou torcer a mangueira hidráulica industrial em um ângulo de cinco graus, por exemplo, pode reduzir a vida útil dessa mesma mangueira de alta pressão hidráulica em até 70%; um torque de 7 graus pode resultar em uma redução de 90 % na vida útil do suprimento.
Nenhum comentário