Nova regulamentação da Lei do Gás veta monopólio estatal
Nova regulamentação da Lei do Gás veta monopólio estatalO presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou no último dia 06 de dezembro o decreto de regulamentação da Lei do Gás, depois de sete longos anos de debates entre agentes de mercado e o governo, que possuíam ideias divergentes sobre a legislação para o setor vigente até então.
A nova lei estabelece o rompimento do monopólio da estatal na construção de gasodutos. Originalmente organizada pela atual diretora de Gás e Energia da Petrobrás, Maria das Graças Foster, que naquele momento era secretária do Petróleo e do Gás no Ministério de Minas e Energia, a nova lei irá regulamentar o período de exclusividade que os investidores devem ter para utilização de um duto.
A exemplo do que já ocorre com o setor elétrico, com os leilões de linhas de transmissão, o que se pretende é que, de agora em diante, sejam realizados leilões com os trechos dos gasodutos em projetos de construção. Até então, somente a Petrobras construiu dutos no Brasil com o intuito de escoamento de seus produtos.
De acordo com a nova lei, as concessões terão duração de 30 anos. Os investidores poderão desfrutar dos dutos para seus processos logísticos por um período de 10 anos, tendo, posteriormente a esse período, a obrigação de abrir o seu uso a outros produtores de óleo. O período de exclusividade presumido na nova lei tem como finalidade atrair novos carregadores para participarem em futuros leilões.
Fonte: TN Petróleo
Nenhum comentário