Uso do detector de gás amônia

Uso do detector de gás amôniaUm detector de gás amônia é geralmente empregado para determinar a presença desse tipo de gás em áreas que podem conter níveis elevados de gás tóxico no ar. Sendo um instrumento de controle e detecção bastante útil em locais fechados e nas indústrias e fábricas de produtos químicos, o detector pode ser encontrado em diversos modelos, até mesmo como um detector de amônia digital portátil. A amônia (NH3) é um tipo de gás incolor e tem um odor pungente. O gás reage quando misturado com água e podem causar danos aos olhos, à pele e ao sistema respiratório, levando à morte. É também um gás mais leve do que o ar e geralmente é inflamável.

Um determinado limite de concentração de amônia foi estabelecido em cerca de 4.535 kg para o tipo anidro e por volta de 9.071 k para o tipo de hidróxido. Uma vez que este limite é ultrapassado, as instalações comerciais ou industriais devem cumprir com os regulamentos existentes em cada região, como a colocação de detectores de gás amônia na área a ser preservada e protegida. Estas empresas também precisam seguir os procedimentos de controle como é exigido por lei, incluindo o fornecimento de serviços como o seguro saúde e seguro de vida para os seus funcionários.

Detector de gás amôniaExistem vários tipos de detectores de gás amônia utilizada em várias indústrias. Um dos detectores de gás amônia mais comuns utilizados em salas de armazenamento é o detector de vazamento de gás de tipo ultravioleta. A aplicação da radiação ultravioleta (UV) pode detectar a presença de amônia. Outro detector de gás amoníaco muito aproveitado nas indústrias químicas, por exemplo, é o detector eletroquímico de gás amônia. Este modelo de instrumento utiliza um líquido eletrolítico com uma membrana absorvente para detecção de amônia no ar. A maioria dos detectores de gás de amônia é fabricada com um sistema de alarme que consiste de um discador e de válvulas.

Outros tipos incluem os semi-condutores e os detectores de estado sólido. Um detector de gás amônia semi-condutor é usado freqüentemente para detectar os níveis de amônia tão baixos quanto 50 partes por milhão (ppm) que estejam ao ao ar livre ou em salas de máquinas. O sensor de estado sólido é outro modelo de detector, muitas vezes preferido por oferecer muitas maior durabilidade, custo baixo e um excelente grau de fiabilidade. Também pode ser utilizado na detecção de outros gases como o monóxido de carbono, propano e metano.

Sobre o gás amônia

A amônia (NH3) é um gás incolor que ocorre naturalmente no meio ambiente ou pode ser processado industrialmente para fins industriais. Na natureza, as bactérias, plantas e animais em decomposição, bem como os resíduos vegetais e animais contidos no solo produzem esse gás. O amoníaco é fabricado pela mistura de gás natural com vapor, sendo transformado por um catalisador para produzir hidrogênio e dióxido de carbono. O hidrogênio e o nitrogênio reagem em um leito catalisador final para produzir o gás de amônia, que serve de elemento de refrigeração os tanques de armazenamento nas indústrias, mas também pode ser aproveitado na produção de petróleo, em produtos farmacêuticos, na indústria de alimentos, entre outros.

Riscos de exposição

A detecção da amônia garante a segurança das pessoas e a qualidade do produto final. O olfato pode perceber concentrações tão baixas quanto 5 ppm; em caso de concentrações desse gás, os mais sintomas típicos devido à exposição ao gás são: irritação dos olhos, garganta e órgãos respiratórios. Em concentrações mais altas, respirar é praticamente intolerável e a visão pode ser prejudicada. O risco de fatalidade aumenta rapidamente em concentrações de cerca de 2.500 ppm.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

?>