Válvulas de retenção e suas aplicações
Válvulas de retenção e suas aplicaçõesMuitas válvulas são projetadas para operação manual, ou para serem abertas e fechadas por um atuador mecânico, mas em alguns casos, a ação automática é necessária. Por exemplo, às vezes, requer um recipiente de drenagem para evitar excesso ou a pressão adicional. Estas aplicações requerem o uso de uma válvula de retenção. Uma válvula de retenção, que está disponível em vários projetos, é uma válvula unidirecional que permite o fluxo automático quando a pressão acumula o suficiente de um lado. Ela opera com base em uma mola e outro dispositivo mecânico resistente que responde a pressão e abre. Uma vez que diminui a pressão, a válvula se fecha e interrompe o fluxo.
As válvulas de retenção são comuns em muitas aplicações diferentes. Devido à necessidade geral, elas estão disponíveis em uma ampla gama de projetos, incluindo válvulas de retenção de esfera, válvulas de diafragma, válvulas de retenção do balanço e outros.
Verificação da função da válvula
A maioria das válvulas de retenção, ou válvulas de sentido único, opera com uma mola que reage à pressão em um determinado intervalo. Quando a pressão do líquido ou gás em um lado da válvula atinge a faixa, o disco da válvula de recua ou gira para permitir o fluxo até que a pressão cai abaixo do intervalo, novamente, nesse ponto em que o disco retorna para o ponto morto e fecha para permitir que a pressão acumule novamente. Há vários tipos diferentes de válvulas que operam sobre este princípio básico.
Válvula de retenção de esfera: A válvula de retenção de esfera é semelhante a uma válvula de esfera padrão apenas o disco tem uma forma esférica. Ao contrário de uma válvula de esfera padrão, ela não possui um buraco no meio que, quando alinhado, permite o fluxo. Uma válvula de retenção de esfera tem o formato de um gargalo invertido com a bola firmada na parte mais apertada da porta de uma mola. No lado oposto o líquido ou o gás exerce pressão sobre a esfera, fazendo com que a mola de contato permita o fluxo através da porta. Quando a pressão diminui, a mola retorna a bola para a posição firmada na parte mais apertada da porta, novamente bloqueando o fluxo.
Válvulas de retençãoVálvula de retenção de elevação: Válvulas de retenção de elevação requerem alta pressão para abrir. Na câmara de válvula, o disco está localizado em uma mola empurrando-o para baixo. Quando a pressão no lado da entrada atinge a faixa de pressão desejada, o disco levanta e permite que o líquido do lado saia. Quando a pressão se acumula no outro lado a válvula para criando refluxo, forçando o disco para baixo novamente, bloqueando o fluxo. As válvulas de retenção de elevação são quase exclusivamente usadas para aplicativos baseados em água e confeccionadas de metais resistentes à ferrugem. Elas são muito simples para projetar e instalar, mas elas só podem ser utilizadas em aplicações onde uma pequena quantidade de refluxo é aceitável, porque elas têm uma tendência a fuga quando em viagem através da porta.
Válvula de retenção basculante: Muito semelhante a uma válvula borboleta, uma válvula de retenção basculante apresenta um disco fino, que responde a um diferencial de pressão para permitir o fluxo. O disco abre e fecha com um pino. Quando a pressão aumenta, o disco vira de costas, semelhante a uma abertura de porta, e então se fecha quando aumenta a pressão de refluxo.
Válvula de retenção tipo wafer: A válvula de retenção tipo wafer é mais barata e mais leve que válvulas de retenção de elevação e basculante, mas opera no mesmo princípio. O disco de uma válvula de retenção wafer é uma fina folha de metal, permitindo que seja conectada entre dois flanges. As válvulas de retenção de elevação e basculantes são muito volumosas para funcionar em tal posição. A válvula de verificação tipo wafer pode funcionar tanto como uma mola ou dobradiça para permitir o fluxo.
Válvulas de retenção de disco bipartido: Como muitos tipos de válvulas, uma divisão da válvula de retenção de disco utiliza um pedaço de metal como um disco, mas o seu disco é bifurcado abaixo do meio. Quando uma ruptura da válvula de retenção permite o fluxo do disco, dobra-se sobre o centro de separação de volta para si mesmo. Quando a pressão inverte, os dois lados se desdobram para trás em um disco achatado.
Além desses tipos de válvulas de retenção, algumas aplicações requerem prevenção extra de fuga de refluxo. Nestes casos, uma válvula de retenção dupla é usada, que é uma unidade constituída por duas válvulas de retenção diferentes. Isso limita muito a possibilidade de fuga de refluxo.
Veja o indicador de empresas relacionado a válvula de retenção:
Mini válvulas de retenção
Válvula de retenção dupla
Válvulas de retenção de bronze
Válvulas de retenção de plástico
Válvulas de retenção de pvc
Nenhum comentário