SKF lança três novos instrumentos que auxiliam na manutenção de ativos industriais
SKF lança três novos instrumentos que auxiliam na manutenção de ativos industriaisA SKF do Brasil, empresa líder mundial em rolamentos e soluções industriais, lança no mercado nacional três ferramentas destinadas ao trabalho de manutenção em ativos industriais. Entre estas novidades estão modelos de termômetros infravermelhos, estroboscópios e sistema de inspeção – instrumentos que contribuem para melhorar o planejamento destas operações de assistência, evitando assim prejuízos ocasionados pela parada repentina das linhas de produção.
Termômetros infravermelhos TKTL
Os novos termômetros infravermelhos SKF TKTL simplificam a medição de temperatura do maquinário industrial, pois pode ser feita a distância, agregando segurança e rapidez ao usuário. O modo de operá-lo é bastante simples, basta mirar o termômetro, puxar o gatilho e ler a temperatura indicada no visor do equipamento.
A nova linha TKTL é composta por três modelos, TKTL 10, TKTL 20, TKTL 30, capazes de ler precisamente temperaturas entre -60 e 1.000°C, usando o infravermelho, ou até 1.400, por meio de termostato, e apresentam emissividade variável, selecionada pelo usuário, o que possibilita a medição na maioria das superfícies. Os novos termômetros são equipados com um iluminador de LED integrado, ajudando na visualização da leitura mesmo em ambientes pouco iluminados, e possui níveis de alarme sonoro auto e baixo, que avisa o grau de temperatura solicitado pelo operador.
Cada modelo é destinado a um tipo de usuário, do iniciante a técnicos de manutenção profissionais, sendo que o grau de especialidades atende uma gama de necessidades – como por exemplo, ajudar a avaliar a condição da máquina em movimento, aprimorando a segurança desta medição e reduzindo os tempos de paralisações.
Estroboscópios SKF da série TKRS
Os novos estroboscópios SKF, o TKRS 10 e o TKRS 20, também são dispositivos que se desatacam por serem compactos e de fácil utilização. Esta ferramenta faz com que o movimento das máquinas rotativas ou alternativas possa ser mostrado como se estivesse parada em uma fração de tempo. A novidade é ideal para a inspeção de aplicações em funcionamento de pás de ventilador, acoplamentos, engrenagens, fusos de máquinas-ferramenta e acionamentos por correia.
Outro diferencial do TKRS 10 e do TKRS 20 é o seu controle ergonômico que permite o ajuste da taxa de acendimento do flash em questão de segundos, além da possibilidade de visualização do objeto de interesse ser girada até a posição correta. Os estroboscópios TKRS são úteis para programas de confiabilidade direcionados pelo operador e são um instrumento essencial para os técnicos de manutenção.
Entre estes modelo, o TKRS 20 diferencia-se dos demais produtos ao emitir cerca de 300 mil flashes por minuto – a média são 12.500. Aliado a isso, ele possui um sensor remoto de laser, possibilitando que a taxa de acendimento do flash seja disparada com facilidade, adquirindo as mesmas funções de um tacômetro. O lançamento possui fonte de luz LED e consomem pouca energia da bateria, que é recarregável e pode operar por até 12 horas, além de poder ser conectado ao software de gerenciamento da SKF, o sistema Migrolog.
SKF Microlog Inspector
Outra ferramenta útil que a SKF traz ao mercado nacional é o sistema de inspeção Microlog Inspector. Ele oferece a capacidade de gerenciar com eficiência o fluxo de trabalho e a coleta de dados dentro de diferentes áreas da planta – operações, manutenção, segurança, inspeções, monitoramento da condição, empreiteiros, etc – tudo dentro de uma solução móvel e compatível com a maioria dos dispositivos portáteis Windows Mobile, além de outros sistemas portáteis e de monitoramento on-line de condição da SKF.
O SKF Microlog Inspector pode ser conectado a um servidor central de modo automático e sem fio, fazendo download das últimas rotas e upload de dados coletados e enviados para qualquer lugar do mundo. A coleta rotineira de dados de vibração, durante ciclos de inspeção, disponibiliza dados críticos da máquina imediatamente e a interface de usuário fornece solicitações para ações corretivas quando os níveis de alarme são disparados.
Com a introdução do equipamento, a SKF estabeleceu um novo padrão para atender às necessidades das equipes de operações e manutenção em muitas indústrias e aplicações.
Para obter mais informações sobre os produtos e serviços de manutenção da SKF, visite www.skf.com.br.
Sobre a SKF
O grupo sueco SKF é líder mundial nas plataformas de rolamentos, vedações, sistemas de lubrificação, mecatrônica e serviços na área de confiabilidade em manutenção industrial. Dono de um faturamento de US$ 9,5 bilhões em 2010, o grupo está presente em 25 países, com mais de 120 plantas industriais.
A companhia chegou ao Brasil em 1915, oito anos depois de sua fundação na Suécia. No país, a empresa é líder de mercado nos setores em que atua. A produção da unidade brasileira está concentrada na planta industrial de Cajamar, instalada às margens da rodovia Anhanguera, a 30 km da cidade de São Paulo, onde são produzidos rolamentos para veículos leves.
Nenhum comentário