Conceito de design espacial
Conceito de design espacialDesign espacial é um conceito recente que integra e ultrapassa as ideias estabelecidas de arquitetura, construção civil, design de interiores, urbanismo, paisagismo, arte, espaço público, etc.
É radical, à medida que muda a forma como um designer pensa sobre o espaço e as pessoas, que passam a ser o centro do projeto, incidindo sobre o fluxo de espaço entre o interior e o exterior. De forma simplista, concepção espacial é uma metodologia holística que reúne outros conceitos de arquitetura e design.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Campos tradicionais de design, como arquitetura e interiores, levam em consideração os fatores de espaço e as pessoas, mas o projeto espacial está em um nível totalmente novo. Ele faz isso através da introdução do conceito de princípios de sustentabilidade em todo o processo de design. A ideia-chave que um designer espacial irá considerar é a localização do espaço.
Concepção espacial trabalha com a ideia do espaço que está sendo usado. Ele funciona igualmente bem se os recintos estão entre quatro paredes ou quando os limites são menos rígidos, como é o caso de um município.
Esse novo campo de estudo centra-se no fluxo de espaço de dentro para fora. Em cima disso, ele reconhece o fato de que esse fluxo não é estático ao longo do tempo.
Por exemplo, quando uma pessoa sai de casa, caminha até a calçada, pega um táxi até a estação de metrô e segue a pé para seu local de trabalho. Ao longo desse caminho, o fluxo de espaço está constantemente mudando e expandindo.
Idealmente, o projeto espacial deve considerar o fluxo ao longo desta sequencia de ações. É esta ideia de sustentabilidade do fluxo de espaço que define um projeto espacial e o diferencia de outros campos do design.
Exemplo de projeto utilizando design espacial e as particularidades entre espaço e usuários
Exemplo de projeto utilizando design espacial e as particularidades entre espaço e usuários
O uso da tecnologia na arquitetura e no design não é nada novo. Várias tecnologias de levantamento são usadas para mapear as áreas para a construção de estradas e edifícios, bem como outras estruturas.
Projetos auxiliados por computadores têm sido utilizados por muitas décadas em vários setores relativos à construção, principalmente em matéria de engenharia civil e mecânica. Nos últimos anos, o uso de sistemas de informação geográfica vem ajudando na concepção de áreas maiores.
A fase inicial de um projeto de design espacial começa com informações geográficas coletadas utilizando técnicas de geolocalização espacial.
O campo de concepção espacial trouxe uma mudança de paradigma para o processo de criação dos designers. Designers espaciais muitas vezes trabalham juntamente com engenheiros, arquitetos e designers de interiores. A demanda por esses profissionais vem crescendo, seja em organizações, públicas ou privadas, que comem a perceber a necessidade e a importância dessa nova metodologia.
Nenhum comentário