Padrões de tubulação em aço inoxidável

Padrões de tubulação em aço inoxidávelO aço inoxidável é normalmente composto de uma liga derivada basicamente de aço, ferro e cerca de 11 por cento de cromo. Aditivos, tais como níquel, podem ser adicionados para ajudar a melhorar ou manipular as características do cromo. Disse resistência do aço inox, pois resiste à corrosão, o desgaste e a oxidação aumentam com a quantidade de cromo presente no metal. Além disso, o aço inoxidável tem baixa manutenção e limpeza, e não compromete a pureza ou a integridade física de metais que encontra.

Tipos de aço inoxidável para as tubulações e encanamento

Devido a suas características desejáveis, o aço inoxidável é usado frequentemente em aplicações de encanamentos e tubulações. Nem todos os tipos de aço inoxidável têm a mesma função, por isso é importante estar familiarizado com as diferenças entre os graus antes de escolher o aço inoxidável para uma aplicação específica. Em aplicações do tubo de aço inoxidável, o tipo 304 é a liga mais comumente usada por sua resistência à corrosão e adequação para uso em aplicações químicas. O Tipo 304 do aço inoxidável é usado também em fábricas de alimentos e bebidas e aplicações de papel. Como este tipo de aço tem um teor máximo de carbono de 0,08 por cento, está sujeito a precipitação de carboneto em determinadas temperaturas, o que pode acabar resultando em um fracasso. Portanto, o 304 não deve ser utilizado em aplicações onde as temperaturas se situem entre 800 e 1.640 graus centígrados.

Outro tipo de aço inoxidável, 304L, tem um menor teor de carbono, no máximo 0,03 por cento, e por isso é capaz de suportar altas temperaturas e pode ser soldado com uma qualidade que permite que os tubos sejam interligados, sem segmentação. Em tubulações e encanamentos onde aplicações com ácidos e sais são encontradas, o tipo 318 é bem adequado, pois contém uma pequena quantidade (2 a 3 por cento) de molibdênio. Para tubos e tubulações envolvidos na fabricação de plástico, o tipo 316 é o aço inoxidável ideal.

Normas e especificações dos tubos e tubulações

Aço inoxidável austenítico, que é utilizado em tubos e tubulação, é produzido de acordo com estas normas:

ASTM A249 / ASME SA249

Tubulação em aço inoxidávelEsta especificação é padrão para o aço inoxidável austenítico soldado, aplicado em alta temperatura, tais como caldeiras, trocadores de calor, e os tubos do condensador. Normalmente, os tubos são produzidos com 1 / 8 de polegada de diâmetro interno e de até 5 polegadas de diâmetro externo. Para fabricar este tipo de aço (que pode incluir tipos 304, 304L, e 316, bem como os tipos 316, 317 e 321), há três etapas processuais: soldagem automática (sem adição de metal), o teste de cada tubo (hidrostática ou ensaios não-destrutivos elétricos), e em seguida o teste de cada tubo para reverter à dureza.

ASTM A269

Esta especificação padrão aplica-se a costura e soldadagem da tubulação de aço inoxidável austenítico usado em aplicações gerais, inclusive aqueles que requerem resistência à corrosão em geral e o uso de baixa e alta temperatura, e pode incluir tipos 304, 304L, 316L e 321. Os tubos são geralmente de ¼ de polegada de diâmetro no interior e mais de 0,020 polegadas na espessura da parede nominal. Os procedimentos mecânicos são os mesmos para o ASTM A249.

ASTM A270

Como especificação para tubos sem costura e soldado de aço inoxidável austenítico, as aplicações incluem tubos para serem usados nas indústrias de alimentação e de bebidas, bem como aqueles com acabamentos especiais. Como as tolerâncias são mais rigorosas para estes padrões, a instalação do tubo de fechamento é mais alinhada. Os tubos são feitos com diâmetros internos de até 6 polegadas.

ASTM A312 / ASME SA312

Para resistência a temperatura elevada e deteriorização geral se aplicam as especificações de encargos, sem costura e costura reta de tubos de aço inoxidável soldados. As qualidades adequadas incluem 304, 304L 316, 316L, 317 e 321. O processo de fabricação se presta à elevada produção, devido a natureza básica das técnicas e design. Como resultado, ASTM A312 não é adequado para uso como tubulação sanitária e está sujeito as limitações de tamanho da tubulação industrial e de tamanho nominal da tubulação (NPS) devendo ser utilizado em laboratórios farmacêuticos ou outras aplicações sensíveis em grande escala.

Outras especificações, tais como ASTM A358 (que designa as normas de tubulação de aço inoxidável níquel-cromo de alta temperatura), se referem a tamanhos, diâmetros e faixas de temperatura para o tubo de aço inoxidável. As especificações acima discutidas apenas tratam de várias especificações comuns e não constituem uma lista completa.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

?>