Propriedades do aço cirúrgico
Propriedades do aço cirúrgicoO aço cirúrgico é um tipo de aço inoxidável especialmente adequado para as aplicações cirúrgicas. As mesmas propriedades que o tornam populares na sala de operações também levaram à demanda por aço cirúrgico na realização de implantes e na colocação de piercings como ornamentos corporais. Vários fabricantes de aço produzem o aço cirúrgico e uma gama de produtos de aço cirúrgico de diferentes graus de dureza e resistência à tração.
À semelhança de outros produtos de aço inoxidável, o aço cirúrgico tem coloração resistente, mas também resiste à corrosão, o que é um fator crítico na sala de cirurgia. Pelo fato de que os instrumentos cirúrgicos são submetidos à limpeza com sabões e produtos químicos e abrasivos, junto com o calor intenso de autoclaves, então esses objetos devem ser capazes para suportar essas condições.
aço cirúrgicoO aço cirúrgico também é rígido e por isso é muito difícil de ser arranhado, sendo esta uma vantagem extra na confecção de instrumentos cirúrgicos, porque um arranhão ou uma fissura podem promover a proliferação de bactérias que transferem doenças aos pacientes.
O tipo de aço cirúrgico é fácil de limpar e de esterilizar.O corpo humano raramente reage com implantes de aço cirúrgico, mas isso pode acontecer em alguns casos. Componentes como o níquel na liga, às vezes, oferecem algum tipo de reação alérgica à pessoas com propensão, e esta é uma das razões pelas quais o aço cirúrgico é geralmente recomendado apenas para implantes temporários. O aço cirúrgico também é capaz de lidar com a pressão, o que torna este metal extremamente útil na produção de implantes, e em outros componentes, como os parafusos usados em cirurgias ortopédicas.
O aço cirúrgico industrial também pode ser visto em cozinhas industriais, em empresas farmacêuticas, e instalações similares, por causa de sua força e resistência à corrosão. Outros metais podem reagir com os ingredientes e utensílios de mistura, podendo comprometer a integridade do produto acabado.
Nenhum comentário