Recuperação melhorada de óleo (EOR)
recuperação melhorada de óleo (EOR)Recuperação melhorada de óleo (EOR, em inglês, enhanced oil recovery) é uma técnica de recuperação de petróleo projetada para extrair mais hidrocarbonetos de um reservatório de petróleo e gás por meios físico, químico ou térmico.
O hidrocarboneto é recuperado por um processo diferente daquele usado pela pressão natural do reservatório.
A produção de petróleo é separada em três fases: primária, secundária e terciária, esta última também é conhecida como RMO, ou Enhanced Oil Recovery (EOR).
A recuperação de óleo principal é limitada a hidrocarbonetos que, naturalmente, sobem à superfície, ou aqueles que utilizam dispositivos de elevação artificial, tais como tomadas de bomba. A recuperação secundária emprega água e injeção de gás, deslocando o petróleo e conduzindo o produto à superfície.
A maneira de aumentar a produção de petróleo é através do método de recuperação terciária ou EOR. Embora seja mais caro empregar EOR em um campo, a medida pode aumentar a produção de um poço de petróleo consideravelmente com a recuperação. Segundo o Departamento de Energia dos EUA, utilizando estes dois métodos de produção até 75% do petróleo podem ser retirados do poço.
recuperação melhorada de óleo (EOR)Usado em campos que apresentam óleo pesado, pouca permeabilidade e fissuras irregulares, EOR implica mudar as propriedades reais dos hidrocarbonetos, o que mais distingue esta fase de recuperação a partir do método de recuperação secundária. Enquanto indundação e injeção de gás durante o método de recuperação secundária são usados para empurrar o petróleo através do poço, a EOR se aplica a vapor ou gás para mudar a composição do reservatório.
Quando usada após a recuperação primária e secundária ou na fase inicial de produção, a EOR restaura e aumenta a pressão de formação de deslocamento de óleo no reservatório.
Existem três tipos principais de EOR, incluindo inundações químicas, injeção de gás e recuperação térmica. Aumentando o custo de desenvolvimento junto com os hidrocarbonetos trazidos à superfície, os produtores não usam EOR em todos os poços e reservatórios.
A equação do desenvolvimento tem que fazer sentido. Portanto, cada campo deve passar por uma análise rigorosa para determinar qual o tipo de EOR irá funcionar melhor no reservatório. Isto é feito através de caracterização de reservatórios, de triagem, de escopo e de modelagem e simulação de reservatórios.
A recuperação do petróleo é importante, porque pode otimizar a produção e, no caso dos EUA, que são grandes consumidores mas não produzem em grande quantidade, reduzir a dependência do país do petróleo estrangeiro. No entanto, uma maior aplicação de métodos de EOR nos reservatórios requer um custo muito mais elevado de produção e do preço final do produto.
Nenhum comentário