Frota brasileira de apoio marítimo cresce 87% em 5 anos
Frota brasileira de apoio marítimo cresce 87% em 5 anosA frota brasileira de apoio marítimo, que conta com rebocadores/empurradores, supply e lanchas, teve crescimento de 87% nos últimos cinco anos. Em 2006, a frota contava com 212 embarcações. Em 2008, esse número saltou para 316. Em 2011, são 397 embarcações. As informações foram divulgadas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) no Raio-X da Frota Brasileira na Navegação de Apoio Marítimo – Principais Empresas e suas Frotas.
Um dos motivos do aumento foi a implantação do Programa de Renovação da Frota de Apoio Marítimo (Prorefam), da Petrobras, em 1999. O levantamento da Antaq mostra que, das 99 autorizadas, 15 empresas brasileiras de navegação detêm 54% da quantidade total de embarcações autorizadas para operar no apoio marítimo.
No estudo, consta ainda um dado interessante: a idade média da frota brasileira de apoio é de 16 anos – a menor idade média entre as modalidades de navegação no país. A renovação é atribuída ao Prorefam, da Petrobras.
Frota brasileira de apoio marítimo
As embarcações dos tipos rebocador/empurrador, supply e lancha representam o maior quantitativo autorizado para a navegação de apoio marítimo. Essas embarcações equivalem a 85% do número total da frota.
A frota de embarcações estrangeiras (exceto as afretadas a casco nu) autorizada para o apoio marítimo no país é atualmente composta por 225 embarcações. Em 2010, os gastos gerados com fretamento das embarcações estrangeiras resultaram em US$ 1,162 bilhão.
Segundo a Antaq, o objetivo da pesquisa é traçar um panorama atual da frota brasileira de apoio marítimo, destacando as principais empresas e os tipos de embarcação autorizados para operar nessa modalidade de navegação. Os dados apresentados foram extraídos do Sistema de Informações Gerenciais (SIG) da Antaq, em 16 de maio de 2011.
Nenhum comentário