Manutenção de equipamentos médicos

Manutenção de equipamentos médicosNo campo da medicina, os equipamentos médicos desempenham um papel fundamental no diagnóstico, monitoramento ou tratamento de diferentes tipos de enfermidades. Estes dispositivos são projetados com base em normas rigorosas, a fim de garantir a segurança dos pacientes. A ausência desses instrumentos médicos prejudica significativamente a indústria médica, afetando a vida de inúmeras pessoas. Por isso, é imperativo realizar a manutenção de equipamentos médicos para que estas máquinas estejam devidamente operando em boas condições de funcionalidade e confiabilidade.

Em primeiro lugar, os modelos de equipamentos médicos podem ser classificados em cinco categorias diferentes: equipamentos de diagnóstico, terapêuticos, de suporte de vida, equipamentos de monitoramento e equipamentos médicos de laboratórios. As máquinas de diagnóstico são usadas para identificar uma possível doença ou distúrbio, e inclui os ultrassons, máquinas de ressonância magnética, máquinas de raio-x máquinas, equipamentos PET/CT, de Medicina Nuclear e Radiologia, respectivamente. Equipamentos terapêuticos que são comumente usados para ajudar os pacientes durante e após os procedimentos cirúrgicos incluem os lasers médicos, bombas de infusão, máquinas de cirurgia LASIK (laser-assisted in situ keratomileusis, ou correção visual a laser).

Máquinas de suporte de vida são dispositivos que ajudam na manutenção das funções corporais de um paciente e podem incluir ventiladores médicos, máquinas de diálise, hemodiálise e máquinas de anestesia. Os equipamentos monitores médicos, por outro lado, são utilizados por profissionais de saúde para medir o estado clínico do paciente, juntamente com seus sinais vitais e parâmetros essenciais, incluindo EEG, ECG, pressão arterial e gases dissolvidos encontrados no sangue. Enquanto isso, os dispositivos médicos laboratoriais são utilizados para automatizar ou analisar a urina, sangue e genes.

Independentemente dos tipos de dispositivos médicos a serem utilizados, é fundamental que eles sejam mantidos adequadamente, de modo a proporcionar maior vida útil do equipamento e evitar a propagação de doenças aos pacientes. Claro, alguns instrumentos médicos são descartáveis, como luvas e agulhas, mas os equipamentos de grande porte, mais caros, não podem ser substituídos sempre, especialmente por um motivo sem justificativas, como a falta de manutenção, que á uma ação mais barata e eficaz para manter as máquinas operando normalmente.

Para começar, dispositivos médicos reutilizáveis devem ser desinfetados depois de cada uso com algodão embebido em álcool isopropílico. Após este processo, o material contaminado precisa ser posto em um banho de ultrassom que é preenchido com solução desinfetante por 15 minutos. O banho ultrassônico utiliza fortes ondas ultrassônicas que removem até mesmo as menores quantidades de contaminantes. Lavar o equipamento com água limpa e secá-lo com toalhas de papel descartáveis é a etapa seguinte. Alguns instrumentos cirúrgicos devem ser colocados em um saco plástico auto-selante que vão para a máquina de autoclave, que submeta o instrumento ao vapor de alta pressão. Depois de ter completado o processo de esterilização, deve-se armazenar adequadamente o instrumento em um local limpo e esterilizado.

manutenção de máquinas e equipamentos médicos Para equipamentos médicos de grande porte, tais como máquinas de ultrassom portáteis, monitores e máquinas de diálise, é possível contratar os serviços de empresas especializadas em manutenção de máquinas e equipamentos médicos para manter a confiabilidade de cada dispositivo. Na maioria das vezes estes centros de serviços são operados por técnicos qualificados e treinados para solucionar uma variedade de questões, desde pequenas falhas, até avarias mais graves, fazendo a troca de peças, vistorias, reparos ou a troca total do equipamento.

Geralmente, os dispositivos acima mencionados são muito importantes para a melhoria da vida dos pacientes. A manutenção e a limpeza deles são os meios mais eficazes de garantir que iria funcionar quando solicitados, sem que sejam fonte de disseminação de doenças. No entanto, acima de tudo, é importante que as ferramentas, instrumentos e equipamentos médicos sejam comprados de fabricantes de confiança.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

?>