Nokia Siemens vai demitir 17 mil funcionários
Nokia Siemens vai demitir 17 mil funcionáriosA Nokia Siemens Networks, empresa de tecnologia e inovação conjunta de equipamentos Nokia e Siemens, disse ontem que planeja cortar quase um quarto de sua força de trabalho, uma vez que procurou fortalecer os lucros em um mercado estagnado para equipamentos de rede.
A empresa informou que planeja eliminar 17 mil empregos até o final de 2013 em um programa de austeridade de grande alcance para permitir que a Nokia Siemens se destaque em equipamentos de banda larga móvel, segmento de mais rápido crescimento do mercado. As demissões vão cortar força de trabalho da empresa em 23% de seu nível atual de 74 mil funcionários.
As demissões se seguem à compra da unidade de negócios móveis da Motorola pela Nokia Siemens por US $ 1,2 bilhões em julho de 2010, o que acrescentou funcionários ao quadro. Rajeev Suri, executivo-chefe da Nokia Siemens, disse que a redução ajudaria a empresa a cortar despesas operacionais anuais em US $ 1,35 bilhões até o final de 2013.
“Ao olharmos para a perspectiva de um futuro independente, precisamos agir agora para melhorar nossa lucratividade e geração de caixa”, disse Suri, em comunicado. “Essas reduções previstas são lamentáveis, mas necessárias. É nosso objetivo fazê-los de forma justa e responsável, proporcionando o apoio que pudermos para funcionários e comunidades”.
Nokia e Siemens, parceiros iguais no negócio criado em 2006, têm tentado vender a totalidade ou parte da empresa, que tem sofrido com a concorrência das rivais chinesas de baixo custo, como a Huawei e a ZTE. Em setembro, a Nokia e a Siemens juntas injetaram US $ 1,35 bilhões na empresa para apoiar suas operações. Na declaração, Suri não aborda a busca de novos investidores.
Hakan Wranne, analista do Swedbank em Estocolmo, disse que as reduções de pessoal foram um sinal da Nokia Siemens de que a empresa deixaria de ser um fornecedor global de equipamentos, mas se concentraria em partes limitadas do mercado. Em declarações a analistas em uma teleconferência na quarta-feira, Suri afirmou que a Nokia Siemens continuaria a ser uma empresa “europeia”.
Nokia Siemens vai demitir 17 mil funcionáriosA Nokia Siemens teve perdas trimestrais na maior parte dos últimos dois anos. No terceiro trimestre, a empresa registrou um lucro operacional de US $ 8,1 milhões, depois de uma perda de US $ 156 milhões no ano anterior, as vendas subiram 16 por cento, para cerca de US $ 4,6 bilhões. Foi o quinto trimestre consecutivo de crescimento das vendas para Nokia Siemens.
Suri afirmou que a Nokia Siemens planeja renovar sua operação, eliminando a sobreposição de gestão e buscando redução de custos pelos serviços de consolidação e outros sites e por atividades de centralizar em centros de entrega global.
“Na Nokia Siemens, acreditamos que o futuro da nossa indústria é em banda larga móvel e serviços”, disse o executivo.
A empresa, que tem sede em Espoo, na Finlândia, e Munique, não disse onde planeja eliminar os postos de trabalho. A maioria dos funcionários trabalha na Finlândia e na Alemanha.
As ações da Nokia caíram ligeiramente no comércio de Helsinque para 4,09 euros por ação (US $ 5,52), enquanto as ações da Siemens caíram 1,15 €, a 68 euros (US $ 91,85), na Alemanha.
Nenhum comentário