Controlador de irrigação
Controlador de irrigaçãoUm controlador de irrigação é o equipamento de controle de qualquer sistema de irrigação de jardinagem. Este dispositivo geralmente é instalado como um primeiro ponto em um sistema de irrigação e determina quais partes do sistema serão ativados e quando. Esse controle pode ser conseguido através de informações pré-programadas armazenadas no controlador de irrigação ou das entradas de sensores de umidade instalados no jardim.
Controladores podem ser dispositivos simples, que apresentam uma única linha de água com um par de pontos de aspersão ou sistemas extremamente complexos com quilômetros de linhas de água e centenas de pontos de venda. Dependendo do tipo de instalação, o controlador de irrigação pode ser uma caixa pequena e discreta ligado a uma torneira de jardim ou possuir uma sofisticada configuração de computador de base, tais como aqueles usados para irrigar campos de golfe e outras propriedades.
O controlador de irrigação pode fazer trabalhos leves de acompanhar as exigências de rega dos jardins maiores ou jardins menores, com muito pouca intervenção do operador. Esses controladores são geralmente constituídos de uma variedade de tubos de distribuição que enviam água para pontos específicos através de uma série de válvulas. A unidade de controle determina quais as válvulas serão ativadas e quando irrigar diferentes áreas ou zonas no jardim.
tipos de controladores de irrigação Embora a maioria dos controladores de irrigação opere em um princípio básico comum, as interfaces de usuário variam consideravelmente entre os modelos. Controladores menores consistem em um único gabinete que normalmente têm um conjunto de controles e um display de cristal líquido (LCD). Os controles permitem que o usuário pré-programe as áreas do jardim a ser regadas, em quais dias e por quanto tempo. Os mais simples tipos de controladores de irrigação podem apresentar uma zona de saída única, embora a maioria permita que pelo menos três ou quatro áreas diferentes no jardim possam ser controladas.
Sistemas maiores, como aqueles utilizados em fazendas e campos de golfe são muito mais complexos e, muitas vezes, executados a partir de um computador em uma instalação de controle central. O princípio básico continua sendo o mesmo. A principal diferença entre os sistemas maiores e os sistemas de menor porte é a quantidade de funcionalidades periféricas. Estas funções podem incluir a comunicação de diagnóstico, representações gráficas de estatuto de zona, uma maior flexibilidade com relação ao controle da zona, e a integração de serviços on-line mesmo tempo.
Nenhum comentário