ONU declara Ano Internacional da Energia Sustentável Para Todos
ONU declara Ano Internacional da Energia Sustentável Para TodosPara a Organização das Nações Unidas (ONU), o ano de 2012 será o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos.
O Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos foi declarado pela entidade na Assembleia Geral da ONU, pela Resolução 65/151, e representa uma chance de conscientizar a população global sobre a importância de aumentar o acesso à energia sustentável, eficiência energética e energias renováveis a nível local, nacional, regional e internacional.
Os serviços de energia têm um profundo efeito sobre a produtividade, saúde, educação e meio ambiente, alimentos e segurança, água e serviços de comunicação. Falta de acesso a energia limpa, acessível e confiável impede o desenvolvimento humano, social e econômico e é um grande obstáculo para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Hoje, 1,4 bilhão de pessoas ainda não tem acesso à energia moderna, enquanto 3 bilhões dependem de “biomassa tradicional” e do carvão como principais fontes de combustível.
ONU declara Ano Internacional da Energia Sustentável Para TodosAcesso a energia, particularmente energia sustentável, é fundamental para um futuro sustentável para os países em desenvolvimento. Não só o acesso à energia transforma a vida dos mais pobres, elevando os padrões de vida, mas também:
permite a geração de renda – por exemplo, através de bombas solares para irrigação ou energia elétrica para uma pequena empresa;
fornece energia para clínicas de saúde da comunidade e geladeiras para armazenar medicamentos, bem como telefones celulares, que transformam o comércio;
reduz o tempo e o trabalho pesado de recolher lenha, com mais opções de aquecimento;
fornece iluminação, para que as crianças possam estudar à noite;
permite que as empresas operem e criem novas oportunidades para os empresários.
Esta iniciativa vai envolver governos, setor privado e parceiros da sociedade civil global para atingir três objetivos principais até o ano de 2030:
Assegurar o acesso universal a serviços energéticos modernos.
Reduzir a intensidade energética mundial em 40%.
Aumentar a energia renovável uso global para 30%.
Acesse o site oficial do Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos (em inglês).
Nenhum comentário