Petrobras usa novo sitema da AGR para perfurar poços no RN
Petrobras usa novo sitema da AGR para perfurar poços no RNA multinacional AGR, provedor de soluções de perfuração, concluiu com sucesso sua primeira operação no Brasil usando seus equipamentos Drill-CE. A solução é baseada no já consagrado Sistema RMR, que foi modificado especialmente para o uso em poços da Petrobras.
O sistema de perfuração da AGR foi utilizado em dois poços no Rio Grande do Norte. Esta foi a primeira vez que soluções aprimoradas da divisão de perfuração (EDS) forneceram serviços de Gradient Drilling Dual (GDD) para a Petrobras.
O Drill-CE tornou possível para as operadoras ajustar ativamente o nível de fluido de perfuração no condutor, permitindo a manipulação precisa de pressão no fundo do buraco para uma perfuração mais eficaz.
Além de menor impacto ambiental, a ferramenta também oferece benefícios como maior segurança, graças a uma detecção mais rápida de perdas, além de significativa economia de tempo, equipamento e custos em poços de águas profundas.
Petrobras usa novo sitema da AGR para perfurar poços no RNPara a Petrobras, o sistema melhorou significativamente a perfuração das seções nesses poços em duas áreas – toda a lama e as estacas foram devolvidos à plataforma sem qualquer descarga para o mar, minimizando o impacto no meio ambiente, e na manipulação de pressão do furo inferior para compensar o ECD. A quantidade de fluido de perfuração perdido para a formação também foi minimizada durante a execução e o revestimento de superfície foi cimentado.
José Fernandes, gestor de contratos da empresa de petróleo e gás, disse que “o sistema AGR efetivamente ajudou a controlar a pressão dentro poço, refletindo positivamente sobre o combate a prejuízos de fluido e reduzindo custos operacionais”.
“Estamos satisfeitos em informar que a Petrobras está agora experimentando os resultados de perfuração melhorados que nos comprometemos a entregar. A empresa tem sido um excelente parceiro neste programa e continuamos com eles para ajustar as capacidades do sistema para mais poços na costa do Brasil no futuro próximo”, afirmou Terry Scanlon, vice-presidente-sênior da AGR para as Américas.
Os poços foram os dois primeiros projetos em uma série de contratos de dois anos de serviços assinado entre a AGR e a Petrobras em 2010.
Nenhum comentário