Nissan ressuscita a marca Datsun em países emergentes
Nissan ressuscita a marca Datsun em países emergentesA Nissan Motor Company anunciou o retorno da marca Datsun, após 30 anos, com planos para lançar um carro de baixo custo em vários mercados emergentes em 2014. Em um aceno à importância crescente dos mercados em desenvolvimento, o CEO da Nissan, Carlos Ghosn, fez o anúncio na terça-feira na Indonésia, um dos três mercados que vai receber o novo carro.
“A marca Datsun tem uma missão global, mas quando você tem uma missão global, existem prioridades e as nossas prioridades estão na Indonésia, na Índia e na Rússia”, disse Ghosn.
“Isso não significa que vamos estar limitando a marca a esses lugares. Esse é o primeiro passo de desenvolvimento, que são estes três mercados, mas absolutamente não estamos excluindo outros mercados de alto crescimento ou em outros mercados emergentes para a Datsun” , acrescentou.
Modelo Datsun ajudou a popularizar o automóvel no Japão, na Europa e nos EUA
Modelo Datsun ajudou a popularizar o automóvel no Japão, na Europa e nos EUA
A marca Datsun surgiu pela primeira vez no Japão em 1923, mas foi extinta na década de 1980 quando focou no mercado de médios compradores e na sua marca superior Infiniti, lançado em 1989. A nova linha irá capitalizar a tradição Datsun de baixo custo, com carros esportivos comercializados em economias em expansão, onde muitos motoristas jovens são compradores de primeira viagem. A empresa também planeja incluir uma linha “verde” de carros Datsun.
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Ghosn fez uma analogia com a economia do Japão, quando lançou a marca Datsun, e economia indonésia de hoje, que tem crescido cerca de 6% ao ano. O país é o quarto mais populoso do mundo com 250 milhões de pessoas.
“A Datsun foi introduzida no Japão para trazer confiança e tecnologia contemporânea para os consumidores que tinham poucas opções até então”, Ghosn disse na coletiva de imprensa na Indonésia. “Hoje, essa é a situação na Indonésia. Há um segmento crescente de clientesque têm poucas opções. Eles podem comprar motos, veículos usados ou um veículo novo, mas um baseado em uma tecnologia mais antiga. Vamos oferecer-lhes uma escolha nova e excitante”.
A empresa também anunciou planos para investir US$ 400 milhões em produção na Indonésia, gerando 3.300 empregos e produzindo 250.000 veículos em 2014. Pontos de venda da Nissan devem aumentar para 150 na Indonésia até 2015, disse a empresa. “A Datsun faz parte do nosso património da empresa e agora vai contribuir para o seu futuro”, disse Ghosn.
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