Cuidados com a caixa de engrenagem
Cuidados com a caixa de engrenagemA caixa de engrenagem de ângulo reto é um dispositivo relativamente simples, mas que pode falhar devido a alguns problemas comuns de manutenção. A caixa de velocidade consiste em dois eixos montados em ângulo reto dentro de um alojamento de ferro fundido. O sem-fim é montado sobre um eixo e a engrenagem do outro e os eixos são mantidos no lugar e suportados por rolamentos. A relação dos veios é estabelecida pelo alojamento e pelo processo de montagem.
Como muitos dispositivos mecânicos utilizados na indústria, a caixa de velocidades tolera certos tipos de abusos, mas irá proporcionar redução de custos, um desempenho muito mais eficiente e uma vida útil prolongada se os usuários souberem de alguns principais problemas potenciais. Neste artigo, analisamos várias ações para se obter o máximo de uma caixa de engrenagem. As áreas a serem abordadas incluem quantidade de lubrificação adequada, durabilidade, cuidados de vedação e instalação do motor.
A maioria dos fabricantes de caixa de engrenagens envia seus produtos secos e há várias razões para isso. Por um lado, lubrificante aumenta o peso da unidade, o que afetaria os custos de envio. Para equipamentos maiores, isso pode ser uma quantidade significativa. Além disso, muitos estabelecimentos têm um fornecedor de lubrificação padrão. Ao transportar as unidades a seco, o fabricante da caixa de engrenagem evita a introdução de uma fonte de lubrificante alternativa para a planta que pode ou não ser totalmente compatível com a oferta do fornecedor existente. Como recomendação geral, os tipos diferentes de lubrificantes não devem ser misturados.
Manutenção da caixa de engrenagem aumenta vida útil do dispositivo
Manutenção da caixa de engrenagem aumenta vida útil do dispositivo
Fabricantes incluem etiquetas e tags em seus produtos avisando que a caixa de velocidades está seca e deve ser preenchido com lubrificante antes de qualquer uso. Estes avisos, no entanto, muitas vezes são ignorados e o resultado é o fracasso rápido da unidade. O funcionamento de uma unidade a seco irá causar danos à engrenagem de bronze muito rapidamente. Mesmo se lubrificante é adicionado após o fato, este dano é permanente e a caixa de engrenagem terá de ser substituída. Infelizmente, não há maneira de “curar” uma engrenagem.
Em muitas fábricas, não é raro ver um único tamanho e modelo de uma caixa de câmbio utilizada em vários locais. Se a caixa de velocidades é sempre montada na mesma orientação, tudo bem. Mas, em muitos casos, haverá poucas caixas montadas de cabeça para baixo ou de lado. Estes suportes podem resultar em uma caixa de velocidades com pouca lubrificação. É importante sempre verificar o manual ou com o produtor a quantidade correta de lubrificante para a caixa em questão.
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Infelizmente, avarias na embreagem devido à sublubrificação são bastante comuns. Assegurar que a caixa de engrenagens tem a quantidade adequada de lubrificante é fácil e irá garantir vida útil mais longa da unidade.
Fabricantes de caixas de engrenagem identificam e recomendam lubrificantes específicos para seus equipamentos. Sempre que possível, os usuários devem obedecer a estas escolhas. Afinal de contas, a seleção é feita para ajudar o cliente e dar maior durabilidade ao produto.
Se isto não for possível, os utilizadores devem assegurar que as características da lubrificação são compatíveis com a unidade. Por exemplo, lubrificantes de enxofre ou cloro são prejudiciais para a engrenagem de bronze de uma caixa de velocidades. Muitos lubrificantes com aditivos PE (Pressão Extra) incluem esses produtos químicos.
Lubrificação é um dos cuidados mais importantes com a caixa de engrenagem
Lubrificação é um dos cuidados mais importantes com a caixa de engrenagem
Prevenção do escape de lubrificantes também prolonga a vida útil da caixa. Como todos os líquidos, lubrificante procura o menor espaço dentro da carcaça da caixa de velocidades. Vedações desgastadas proporcionam um caminho para vazamentos. A vedação é um item que sofre desgaste, por fornecer uma ligação entre os eixos de rotação e a caixa estacionária.
O desafio com os cuidados de vedação é muito situacional. Um recurso que gera uma grande quantidade de partículas abrasivas, como uma fábrica de papel, vai enxergar a vedação de forma mais agressiva do que um armazém. Portanto, um mesmo modelo de caixa de engrenagem irá requerer um acompanhamento maior de vedação em um do que no outro. A vida útil do selo comum é de 3.000 horas, mas isso pode variar muito de uma instalação para outra, ou mesmo dentro da mesma fábrica, devido à quantidade de partículas abrasivas em torno dos selos.
Existem várias formas que para aumentar a durabilidade da vedação. Uma delas é simplesmente mantê-las limpas. Como observado acima, plantas diferentes (e diferentes locais dentro de plantas) terão diferentes níveis de contaminação.
Outra maneira é reduzir a pressão sobre os selos. No funcionamento, as caixas geram calor que, por sua vez, cria expansão térmica no interior. A utilização de dispositivos de alívio de pressão que os fabricantes fornecem pode reduzir a pressão sobre os selos causados pela expansão térmica.
Muitas caixas de câmbio também podem se beneficiar da utilização de selos duplos, especialmente uma caixa de engrenagem montada com baixa de entrada (worm sob). Alguns fabricantes não recomendam a montagem na configuração. Outros acham que dobrar o número de selos irá garantir a integridade do aparelho. Verificar com o fabricante é a melhor opção.
O mais comum para montagem de redutores é com um motor de face-C. O eixo do motor deve deslizar facilmente em linha reta no orifício da caixa de engrenagem. Se o eixo não deslizar com facilidade, deve-se tomar cuidado para não mexer o motor de lado a lado. Se o fizer, pode comprimir e liberar o selo, causando deformação permanente na vedação e criar um local onde pode ocorrer vazamento.
Um desafio para os fabricantes de caixa de velocidades é que os selos não possam exercer plenamente os eixos quando instalado pela primeira vez. Ou seja, eles precisam correr um contra o outro para assentar corretamente. Este período inicial de teste pode ser de algumas horas ou dias, dependendo do RPM. Pode haver uma ligeira infiltração de lubrificante durante este tempo. Limpe qualquer infiltração e volte um dia depois para ver que o selo está assentado e, portanto, qualquer vazamento parou.
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