Como ocorre uma tempestade magnética
tempestade magnéticaUma tempestade magnética, também conhecida como uma tempestade geomagnética, é um distúrbio no campo magnético da Terra causado por ejeções de massa coronal (CMEs) ou explosões solares. Uma tempestade magnética geralmente começa entre 24 e 36 horas após o evento solar, quando uma onda de choque de vento solar atinge a camada ionosfera da atmosfera terrestre.
A tempestade magnética, em seguida, normalmente dura de 24 a 48 horas, embora algumas possam durar até dias. Os efeitos de uma tempestade magnética incluem a interrupção das comunicações e sistemas de navegação, auroras intensas, danos aos satélites; e durante as tempestades mais extremas, as correntes induzidas em linhas de transmissão e gasodutos resultam em quedas de energia e corrosão.
Graves tempestades magnéticas acontecem uma vez a cada década ou mais, com a ocorrência mais grave uma vez a cada século. Elas ocorrem quando as partículas energéticas de uma tempestade solar colidem com a ionosfera e a magnetosfera, criando uma cascata de partículas energéticas, perturbando correntes magnéticas e elétricas da atmosfera. Houve duas graves tempestades magnéticas nos últimos dois séculos, incluindo uma tempestade entre 28 de agosto e 2 de setembro de 1859, que é a maior já registrado, e outra em 13 de março de 1989.
Tempestades geomagnéticas produzem uma enorme quantidade de energia.
Tempestades geomagnéticas produzem uma enorme quantidade de energia.
Durante os dias 28 de agosto e 02 de setembro de 1859, as tempestade magnéticas criaram auroras que foram vistas até o sul do México, Cuba, Havaí e Itália. Redes de telegrafia na Europa e fora da América do Norte entraram em curto depois de alguns incêndio.
Manchas solares ativas foram observadas no Sol apenas 18 horas antes da onda de choque chegar, provocando a tempestade geomagnética. Esta é uma das primeiras vezes que uma tempestade geomagnética foi prevista com antecedência. O evento passou a ser conhecido como a supertempestade solar de 1859.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
A tempestade magnética mais recente, a de 13 de março de 1989, foi a mais prejudicial à infra-estrutura devido a sua maior intensidade, até pelo fato de haver mais eletrônicos sensíveis, incluindo satélites, no mundo. A tempestade magnética causou o colapso da rede elétrica Hydro-Québec em poucos segundos, quando correntes induzidas nos fios estouraram núcleos de transformadores e equipamentos de proteção queimaram, causando uma reação em cadeia que resultou na perda de energia para seis milhões de pessoas por um período de nove horas, sem contar os danos econômicos significativos.
Nenhum comentário