Responsabilidade social corporativa e vantagem competitiva

Responsabilidade social corporativa e vantagem competitivaA relação entre responsabilidade social e vantagem competitiva está no fato de que a primeira, usada de forma eficaz pelas empresas, pode ser usada como um meio de alcançar vantagem competitiva sobre a concorrência. Isso quer dizer que um programa bem planejado de responsabilidade corporativa muitas vezes permite que a organização valorize-se junto aos consumidores através de suas ações.

Existem muitas maneiras pelas quais uma organização pode utilizar a responsabilidade social corporativa a seu favor, como, por exemplo, servir sempre os melhores interesses dos consumidores e tornando ecologicamente correta.

—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

Ao considerar a conexão entre os dois conceitos, é importante analisar as diversas maneiras pelas quais uma organização pode beneficiar a sua comunidade e ainda conseguir obter algumas vantagens desse sistema. O melhor tipo de quadro de responsabilidades é aquele que pode ser sustentado e que também atinge os interesses dos consumidores e organização. Por exemplo, uma indústria de produtos para bebês que está procurando maneiras de ser socialmente responsável pode decidir realizar periodicamente oficinas de maternidade gratuitas e clínicas de saúde para mulheres grávidas economicamente carentes.

Tal medida irá beneficiar tanto os consumidores como a empresa, porque vai permitir que ela mostre o seu lado socialmente responsável ou generoso para as mães que constituem seu público-alvo principal. Uma ação como esta vai permitir à empresa comercializar sua marca e seus produtos, o que irá criar uma maior sensibilização e aumentar as vendas. A empresa pode distribuir alguns de seus produtos aos participantes do workshop de graça, com a esperança de que eles vão manter o relacionamento no futuro. Este benefício bilateral estabelece uma conexão entre responsabilidade socioambiental e vantagem competitiva.

Empresas socialmente responsáveis são bem vistas pela comunidade

Empresas socialmente responsáveis são bem vistas pela comunidade

Outro exemplo de empresa social é uma situação em que uma companhia toma medidas para proteger o meio ambiente de eventuais efeitos negativos de seu processo produtivo.

Por exemplo, uma empresa de fabricação de papel pode optar por mostrar o seu lado responsável patrocinando esforços destinados a plantação de árvores na comunidade e outras áreas. Uma vez que o papel é produzido principalmente a partir de madeira, isto irá enviar uma mensagem para os consumidores de que, embora a empresa esteja cortando as árvores para produzir papel, ela também ajuda com o plantio de novas árvores para substituir as que foram derrubadas. Esse movimento vai dar a ela uma vantagem competitiva sobre outras indústrias do mesmo setor.

É essa conexão que atua como a força motriz por trás da razão pela qual a maioria das empresas sente enorme orgulho em incluir informações nos rótulos e embalagens, além de seus relatórios periódicos, sobre o fato de que seus produtos são feitos a partir de produtos reciclados. Algumas empresas também mostram responsabilidade social abstendo-se de testar seus produtos em animais, um fator que ajuda a aumentar as suas vendas, já que a torna percebida pelo público como uma empresa ética. Este benefício competitivo está em contraste direto com a percepção das empresas que não praticam a ideia.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

?>