Tupy vai fornecer blocos de motor
Neste mês de dezembro desembarcaram na Europa os primeiros blocos de motor em ferro fundido vermicular exportados pela Tupy para a Audi AG. A empresa catarinense está abastecendo a mplanta da Audi na Hungria, responsável pela montagem dos novos motores diesel V6 de 3,0 litros, que vão equipar os veículos Audi A4, A6 e A8, fabricados na Alemanha. Atingindo uma potência de 233 HP e 450 Nm de torque, o novo motor diesel V6 é o primeiro para o segmento de sedans médios e grandes a estar de acordo com a legislação sobre emissões de poluentes Euro IV, que entra em vigor em 2005.
Escolhida pela Audi em 2003, só agora a Tupy pôde relevar que era o fornecedor tanto do bloco para o motor V6 de 3,0 litros quanto para o motor V6 de 2,7 litros, este com produção prevista para começar no primeiro semestre do próximo ano. Segundo Fernando Cestari de Rizzo, diretor de Vendas e Marketing da Tupy, o contrato é de cinco anos e o valor estimado de US$ 50 milhões.
Este é o primeiro negócio firmado pela Tupy com a Audi AG e o terceiro contrato da fundição para produção de blocos em ferro fundido vermicular, todos para exportação. Os dois anteriores, já anunciados, foram firmados com a Ford Europa, que está utilizando o bloco no motor do novo Jaguar, e com a TRD – Toyota Racing Development, dos EUA, fabricante de carros de corrida da fórmula Nascar.
Para o presidente da Tupy, Luiz Tarquínio, “a empresa está comprometida em liderar a tendência da indústria automotiva na direção do ferro fundido vermicular, apontado como a solução para o futuro”. Propriedades existentes no ferro vermicular garantem elevada resistência aos motores e combustão mais eficiente aos veículos, além de permitir a fabricação de motores menores e mais leves, porque os blocos podem ter paredes mais finas.
Com o projeto de desenvolvimento para utilização em larga escala do ferro vermicular, no qual vinha trabalhando há nove anos, a Tupy foi reconhecida este ano pelo Prêmio Finep de Inovação Tecnológica, em âmbito nacional, na categoria processo.
Nenhum comentário