WEG nos bondinhos cariocas
WEG nos bondinhos cariocasO motor Alto Rendimento Plus WEG atua no sistema que movimenta os bondinhos de passageiros através do primeiro trecho do percurso do teleférico, entre a Praia Vermelha e o Morro da Urca.
Considerado um dos cartões postais do Rio de Janeiro, o morro do Pão de Açúcar com seus famosos bondinhos é uma atração para todos os turistas que buscam um passeio inesquecível e com paisagens deslumbrantes.
O motor assíncrono de indução e Alto Rendimento Plus carcaça 315B, 320CV, IV pólos, 440V, série BG 75719 foi adquirido pela CCAPA (Cia Caminho Aéreo Pão de Açúcar) para compor o sistema Ward-Leonard, instalado no Morro da Urca e responsável pelo movimento dos bondinhos de passageiros através do primeiro trecho do percurso do teleférico, entre a Praia Vermelha e o Morro da Urca.
O sistema Ward-Leonard é usado para conversão eletromecânica de energia. Para o funcionamento do sistema, o motor assíncrono WEG alimenta um gerador, que fornece energia em corrente contínua para um motor CC, que por sua vez faz a propulsão dos bondinhos. Todo o sistema instalado, exceto este motor WEG, é relativamente antigo porém está em excelente estado de conservação devido à rigorosa manutenção aplicada.
O primeiro bondinho subiu até o Morro da Urca em 27 de outubro de 1912. A tecnologia veio da Alemanha, mas foram operários brasileiros que viabilizaram o projeto. Em 1972, a CCAPA inaugurou o atual sistema teleférico. O investimento foi de cerca de US$ 20 milhões e aumentou em 10 vezes a capacidade de acesso do público. Hoje os bondinhos podem transportar 1.360 pessoas por hora.
A inauguração do teleférico projetou o nome do Brasil no exterior. O teleférico do Pão de Açúcar foi o primeiro instalado no Brasil e o terceiro no mundo, alavancando o desenvolvimento do turismo nacional. Hoje, a visão dos bondinhos, no seu constante vaivém, está incorporada à paisagem carioca.
Considerado um dos mais seguros do mundo, o sistema teleférico do Pão de Açúcar é formado por quatro bondinhos – dois na primeira linha e dois na segunda. Cada bondinho tem dois cabos de sustentação e um de tração. Todo o sistema é monitorado e programado por equipamentos eletrônicos de última geração, que checam 47 itens de segurança antes de cada viagem. Diariamente, pela manhã, é ainda realizada, antes da abertura ao público, uma viagem de inspeção. A manutenção dos sistemas, feita pela CCAPA, segue os mais rigorosos padrões internacionais.
Do alto, paisagens deslumbrantes compõem o cenário: desde as praias do Leme, passando por Copacabana, Ipanema, Flamengo e Leblon; além da Pedra da Gávea; o imponente maciço da Tijuca e o Corcovado, com a imagem do Cristo Redentor; há ainda a Baía da Guanabara, com a enseada de Botafogo; o centro da Cidade; o Aeroporto Santos Dumont; a Ilha do Governador; a cidade Niterói; a Ponte Rio- Niterói; e, ao fundo a Serra do Mar, com o pico “Dedo de Deus”.
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