Tintas WEG na TV Digital

Tintas WEG na TV DigitalConstrução da primeira torre para transmissão de TV Digital conta com as tintas WEG no plano de pintura. Montagem exigiu diversos estudos técnicos e culminou com a adoção de um sistema inédito no mundo.

Todas as redes de TV se comprometeram com o ministro das Comunicações, Hélio Costa, a iniciar suas transmissões digitais no Dia da Independência, mas a Globo e o SBT estão mais adiantadas. Em São Paulo, a Globo está construindo uma nova torre, de 115 metros de altura, sobre um prédio na Alameda Santos.

De propriedade da IPL Incorporadora Paulista, que cede à Globo a utilização exclusiva, a nova torre pesa mais de 200 toneladas e foi montada sobre o topo de um prédio de 70m de altura, atingindo a cota de 1.040m acima do nível do mar, a máxima (e também ideal) permitida pela autoridade competente (COMAR).

O equipamento deve concentrar ainda os demais sinais de transmissão do Sistema Globo de Radio e Televisão, tendo em vista a posição privilegiada no espigão da Avenida Paulista.

O detalhamento do projeto, o fornecimento de todos os materiais, a fabricação e pré-montagem em fábrica, a galvanização, a pintura, o transporte e a montagem completa do conjunto TORRE-ANTENA foi feito pela Everest, uma empresa de engenharia de infra-estrutura com forte participação no mercado de Telecom e presença marcante na infra-estrutura de energia, transporte, indústria e habitação popular pré-fabricada em aço. “A montagem da antena exigiu diversos estudos técnicos realizados pela Everest, inclusive com a adoção de um sistema inédito no mundo”, explica Milton Sérgio Ourivio, diretor da empresa.

Desenvolvida pela WEG para atender a pintura sobre superfícies galvanizadas, sem a necessidade de primer para zinco, a tinta utilizada na pintura da torre é a mesma utilizada pela Everest em todas as torres e postes produzidos pela Everest. “Parceira WEG desde sua fundação, há mais de 10 anos, a Everest utiliza essa tinta nos seus principais produtos. Os primeiros testes de campo foram realizados na cabine de pintura da Everest, na época em que a tinta foi desenvolvida”, conta Milton.

Segundo ele, Everest e WEG já trabalharam juntas em outro projeto similar, quando desenvolveram um sistema especial de pintura para a torre da nova sede da VIVO, em São Paulo. “O esquema atendeu a exigentes critérios de textura e acabamento do arquiteto, além dos requisitos técnicos. Foi um sucesso”, orgulha-se.

No projeto atual, a pintura da torre atendeu, por sugestão da WEG, o padrão de brilho usado em toda a marca Globo. Foram utilizados quase 500 galões de tintas WEG na torre.

A atual torre da Globo, sobre o edifício da TV Gazeta, na avenida Paulista, vai ser mantida para transmissões analógicas. Além da torre nova, o transmissor digital será instalado ainda antes da Copa. Neste ano, os estúdios do Projac vão ser adaptados para gravações em alta definição (HDTV), uma das vantagens da TV digital. Já o SBT tem estudo para comprar equipamentos para começar a gravar novelas em HDTV. A torre da emissora no Sumaré já está pronta para receber antena e transmissor digitais. A Band deve usar sua atual torre, na Paulista, para a TV digital, mas aguarda a definição, pelo governo, do padrão de modulação para iniciar os investimentos.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

?>