Tipos de transformadores – alta e baixa tensão
Tipos de transformadores – alta e baixa tensãoSe sua empresa está planejando investir em um transformador de potência, é melhor começar se familiarizado com esses dispositivos antes de comprar um. Afinal o que é um transformador? Um transformador é um componente relativamente complexo e vital para transmissão de energia e uma vez instalado e com manutenção adequada, seu ciclo de vida pode chegar a duas ou três décadas. Por conseguinte, é importante fazer uma escolha sensata e baseada no conhecimento.
Há algumas coisas básicas sobre transformadores que você deve saber. O primeiro é o aspecto relacionado a tensão. Há três classificações em geral quanto a tensão em que os transformadores estão disponíveis, de alta tensão, média tensão e baixa tensão. Abaixo está um resumo que deve ajudar a compreender melhor cada um deles.
Transformadores de alta tensão:
Transformadores de alta tensão não podem ser usados diretamente pelo consumidor, mas são utilizados em aplicações de transmissão de energia. Transformadores de alta tensão geralmente lidam com energia elétrica na faixa de 35.000 a 230.000 volts. Devido às exigências particulares de transmissão dessas tensões através de longas distâncias, transformadors de alta tensão possui outra arquitetura, outro núcleo, enrolamento, e métodos de isolamento diferente de transformadores de baixa tensão.
Transformadores de alta tensão têm a capacidade de aumentar a tensão primária para o nível secundário ou como são chamados de transformadores step-up. Por outro lado, os transformadores de alta tensão podem também ser usados para tensões step-down, dependendo de onde eles estão na cadeia de transmissão. Algumas das aplicações dos transformadores de alta tensão estão em isolamento elétrico, de instrumentação e de distribuição de energia e controle. Este tipo de transformador também pode ser facilmente configurado do tipo monofásico para trifásico.
Transformadores de média tensão:
Transformadores de média tensão são normalmente utilizados no setor de distribuição local do sistema de fornecimento de energia. Eles variam de 2.400 a 35.000 volts e são usados para fornecer energia a partir de circuitos de distribuição local para os usuários finais. Quando os clientes residenciais são o usuário final, a tensão de saída pode ser tão baixa quanto 120 volts, ou para os clientes industriais, pode ser 5.000 volts. Este transformador pode ser visto como uma ligação do cliente final ao prestador de serviço público.
Estes transformadores são freqüentemente montados em postes ou em sub-estações para conexões localizadas em shopping centers, loteamentos residenciais, escolas e parques.
Transformadores de baixa tensão:
Um transformador de baixa tensão, também chamado às vezes de um transformador de tensão magnética baixo, é normalmente usado pelo usuário final da rede de energia. Um transformador de baixa tensão é um transformador de distribuição com ambos os enrolamentos primário e secundário projetado para operar em tensões no sistema de classes de baixa tensão. Normalmente, os transformadores eletrônicos de baixa voltagem convertem 120 volts em 12 volts ou 24 volts ou até 220 volts para 110. Um transformador de baixa tensão DC usa um retificador para converter a saída de corrente contínua (DC) e para diminuir a interferência de rádio freqüência (RFI). Transformadores de baixa tensão oferecem uma variedade de configurações de montagem e muitas vezes são de tamanho pequeno.
Então, a menos que sua empresa seja uma grande usina siderúrgica, tem um grande forno, ou fabrica máquinas para mineração ou indústria petroquímica, com toda a probabilidade terá de investir em um meio ou um transformador de baixa ou média tensão. A avaliação exata (expressa em termos de kVA), é claro, vai depender do seu consumo de energia estabelecido no projeto.
Seja qual for a sua eventual exigência, é importante que você pesquise e considere os melhores fornecedores de transformadores. E se a opção for por transformadores usados, a atenção deve ser redobrada.
Nenhum comentário