6 dicas para fazer avaliações de desempenho

6 dicas para fazer avaliações de desempenhoAvaliações de desempenho, também chamadas de avaliações do trabalho ou avaliações de funcionários, são uma ótima oportunidade de dar aos gerentes, diretores e empregadores um panorama concreto do seu desempenho.

Reflexões regulares sobre a performance de pessoal dão ao empregador uma idéia dos pontos fortes e fracos que um funcionário possui – individualmente e em equipe -, permitindo que o empregador tome decisões estratégicas e atribua deveres, promoções ou bônus com base em provas factuais de como um empregado faz seu trabalho.

Aqui estão 6 dicas para fazer avaliações de desempenho de uma forma ética para empresa e funcionário.

6 dicas para fazer avaliações de desempenho

Determine os fatores que você vai avaliar. Critérios comuns incluem números de vendas (ou produção), habilidades de atendimento ao cliente (ou fornecedor), resolução de problemas, a capacidade de completar tarefas e projetos e o desempenho geral dentro do ambiente de trabalho. Você pode também classificar os itens que não se relacionam com o desempenho, como adesão ao atendimento dos regulamentos da empresa, de segurança do trabalho e pontualidade.

Meça o desempenho do profissional nas áreas selecionadas a partir de registros de frequência, vendas e telefonemas, bem como a entrada de gerentes e outros funcionários que trabalham com o funcionário em questão. Use a descrição do trabalho da posição que você está analisando para determinar se o empregado está cumprindo suas funções de forma satisfatória ou se ele está aquém do esperado.

Na hora de apresentar a avaliação para o funcionário, comece a conversa falando sobre as realizações do empregado, pontos fortes e outros fatores positivos. Isso relaxa o indivíduo, mostra que seu trabalho é notado e o torna mais receptivo às críticas construtivas que eventualmente aparecerão no processo de revisão.
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Diga à pessoa, honestamente, quais são as áreas em que ela pode melhorar. Dê exemplos de onde o trabalhador não cumpriu o que era esperado e seja o mais específico possível ao explicar como melhorar. Por exemplo, em vez de dizer, “Você não presta atenção aos detalhes”, diga que havia inúmeros erros ou omissões em seu último relatório.

Proporcione meios para o empregado melhorar. Mais uma vez, use exemplos específicos de coisas que precisam ser melhoradas e, se for o caso, ofereça soluções para quando o empregado encontrar um problema semelhante. Diga ao empregado todas as metas que ele deve satisfazer, a data em que ele deve cumprir esse objetivo, como você vai medir o seu progresso e quais serão as conseqüências do não cumprimento dessa orientação. Ofereça treinamento adicional, se necessário.

Coloque todos os papéis da avaliação no arquivo do empregado. Atualize a revisão fazendo anotações do progresso do empregado para todos os objetivos que você definiu em reuniões anteriores.